top of page
Buscar
  • marcelafileti

Preparando-se "Psicologicamente" para a Terapia

Às vezes é difícil falar dos nossos medos, dúvidas, sonhos e pior, nossos erros, para um desconhecido.


Em contrapartida, há quem diga que não sente dificuldades em falar ao psicólogo, visto que não há preocupações em como ele vai se sentir ou pelo fato dele não conhecer as pessoas vinculadas ao cliente; assim ficaria mais fácil falar!


A verdade é que todos nós valorizamos a opinião do outro a nosso respeito, mesmo a de um desconhecido. E isso nos dá a medida do que e quanto compartilhamos sobre nós.


De maneira geral o psicólogo estuda para encontrar razões e motivações que justifiquem a queixa apresentada pelo cliente. O intuito da terapia é trabalhar as atitudes de alguém que deseja se conhecer e mudar - a si mesmo ou a situação.


Durante a terapia, você pode falar sobre qualquer assunto: o espaço é seu! Mas às vezes é interessante pensar em algo incomum que tenha ocorrido naquela semana ou que venha te incomodando nos últimos tempos.


Você também pode selecionar um ou dois assuntos previamente, pois ajuda a aproveitar o tempo dentro da terapia sem que o evento importante - o que lhe trouxe sofrimento - fique com os cinco minutos restantes da sessão.


Para nós psicólogos, tudo que se refere à sua rotina e história de vida é importante, mas não temos como saber de suas prioridades sem que você fale delas. Os alvos de nossa intervenção são definidos junto ao cliente.



A sessão é um lugar onde há choro, desabafo e reflexões que não tenham encontrado espaço com a família ou amigos, mas não é só isso. Desabafar é apenas parte do processo, visto que não se faz terapia sem acolhimento e empatia. Entretanto, enquanto relatamos ao psicólogo os fatos, sentimentos, pensamentos, atitudes nossas e de outras pessoas, elaboramos essas mesmas situações com auxílio profissional (e da teoria Psicológica) no sentido de compreender o impacto desses eventos para o futuro, os relacionamentos, as escolhas e consequentemente os resultados que esperamos após nossos esforços frente aos desafios da vida.

57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page