top of page
Buscar
  • marcelafileti

O que a competência social tem a ver a saúde mental?

Já na década de 1960 pesquisas (por ex. Zigler e Phillips) comprovaram que quanto maior a competência social de pessoas internadas em hospitais psiquiátricos, menor a duração de sua internação e mais baixas eram as taxas de recaídas das crises. O nível de competência social anterior a hospitalização ou á crise demonstrou ser um fator determinante de ajuste posterior a hospitalização, ou seja, quando a pessoa era competente em relacionar-se com os outros, ela conseguia enfrentar melhor o fato de ter sido hospitalizada e de precisar recolocar-se na sociedade, apesar de ser portadora de um transtorno psicológico.

Isto nos remete a ideia de que se sabemos nos relacionar com as pessoas, expressar o que precisamos e nos comportamos de forma mais assertiva, nós temos menor probabilidade de desenvolver transtornos psicológicos, ou quando eles já estão presentes, nós desenvolvemos um enfrentamento mais adequado.

O ser humano é em sua essência social. As pesquisas dizem que pessoas solitárias têm mais propensão para doenças psicológicas. Entretanto, a grande maioria dos problemas que justificam as alterações emocionais estão relacionados às pessoas. Portanto, saber relacionar-se dentro dos ambientes, com as mais variadas pessoas, fruto de histórias de vida e aprendizado diferentes, são a chave da saúde mental.

Pare pra pensar: a maior parte das questões que levam alguém ao psicólogo são relacionadas a problemas conjugais, conflitos familiares, expectativas em relação ao trabalho ou mesmo dificuldade em socializar-se. Estas coisas podem ou não estar relacionadas a transtornos psicológicos como: ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, esquizofrenia e outros, mas requerem ajuda profissional.

Então não há saida! É necessário interagir com sabedoria para aprender a ser assertivo, esquivar-se de certas situações e envolver-se em outras, a fim de conquistar/manter sua saúde mental.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page