top of page
Buscar
  • marcelafileti

O que é competência social?

Embora nós saibamos de maneira intuitiva quando uma pessoa é habilidosa socialmente, este é um conceito difícil de ser estabelecido, pois deve ser considerado dentro de um contexto cultural.


Determinados padrões de comunicação variam conforme a idade, sexo, classe social, educação, crenças, valores, atitudes e capacidades cognitivas. Além disso, a eficácia para o comportamento social depende do que a pessoa deseja conseguir na situação e do que espera-se para o contexto.


De maneira geral, a pessoa hábil socialmente consegue seus objetivos com o menor dano possível a si mesma ou aos outros.


Dessa forma, a competência social é um conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo junto a outro(s), no qual ele expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos de modo adequado à situação, respeitando esses mesmos comportamentos nos demais. Geralmente, agindo assim, ele resolve situações imediatas, enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas.


O trabalho com as habilidades sociais na terapia comportamental consiste na descrição e análise de cada situação cotidiana que gerou dúvidas e desconforto, de forma que se encontre alternativas de comportamento mais eficazes.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page